quinta-feira, 6 de setembro de 2007

João de Souza Lima (1898-1982)

João de Souza Lima (1898-1982)- Foto: Raul’s PageRecentemente a pianista Emma Luiza de Souza Lima fez um recital no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas com um programa constituído de importantes obras do repertório pianístico. Emma formou-se em piano e violão pelo Instituto Musical de São Paulo, e se aperfeiçoou nos Estados Unidos, e com o maestro João de Souza Lima, seu parceiro de duo pianístico, de quem era filha (enteada). A pianista estudou com os professores Mildred Rivetti, Vittorio Mariani, Clarisse Leite (piano) e Manoel São Marcos (violão), e apresentou-se pela primeira vez com a Orquestra
Sinfônica Municipal de São Paulo
. Entre outras atividades artísticas, a pianista fundou a EMMA – Escola de Música, Movimento e Arte, é membro da Japan Piano Duets Association e fez vários arranjos e transcrições de diversos compositores consagrados. È autora do livro O piano em suas mãos, um método que leva leigos a executarem, em pouco tempo, suas músicas preferidas – e, em 1994, gravou em Portugal o CD Serenidade. Emma mantém carreira artística solo, em duos e outras formações no Brasil e no exterior, além de dar aulas e divulgar a obra pianística de Souza Lima, de quem guarda o acervo.

João de Souza Lima (1) nasceu na cidade de São Paulo, aos 21 de Março de 1898, iniciando seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Aos 16 anos executa vários concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro e obtém dois prêmios em concursos de Composição: de música para orquestra e de música para piano. Durante os onze anos que residiu em Paris, foi aluno de I. Philipp, passando, depois, a aperfeiçoar-se com Marguerite Long. Recebeu aulas de Busoni. Estudou ainda Música de Câmara com Camille Chevillard e Paul Paray; História da Música e Composição com Eugéne Gigout; Regência com C. Chevillard. Apresentou-se em recitais nas salas de concertos de quase todas as capitais européias, no Norte da África (Tunísia, Argélia, Marrocos), Argentina, Uruguai e o Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. Sua vida é repleta de grandes realizações, onde vale ressaltar que organizou os festivais comemorativos da Semana da Arte Moderna de 1922, além da realização do Grande Prêmio destinado à composição de obra sinfônica comemorativa do Sesquicentenário de São Paulo. O vasto número de obras compostas por Souza Lima abrange: música sinfônica, bailados, ópera, música para piano solo, piano e orquestra, dois pianos, hinos, música para côro, de câmara e inúmeras revisões. Entre elas destacam-se, e com justiça, os Poemas "Das Américas" (1945) e de "São Paulo" (1978), nos quais o autor imprimiu conscientemente a legitimidade de uma autonomia artístico-musical brasileira, resultado das pesquisas que realizou até às raízes de nossa formação histórica, destacando as constâncias rítmicas e melódicas e a ambiência emocional da sensibilidade brasileira.

A Rádio IMS (2) disponibilizou em seu site as músicas do recital da pianista. Destacamos as Valsas de Esquina Nº 5 e Nº 1 de Francisco Mignone, o Prelúdio Nº 9 (para mão esquerda) de Souza Lima, o Choro Torturado de Guarnieri e a célebre Valsa da Dor de Villa-Lobos.

Programa do Recital

1. Valsa de esquina nº 5 - Emma Souza-Lima (Francisco Mignone)
2. Prelúdio nº 1 - Emma Souza-Lima (Souza Lima)
3. Valsa etérea - Emma Souza-Lima (Clarisse Leite)
4. Valsa de esquina nº 1 - Emma Souza-Lima (Francisco Mignone)
5. Serenidade - Emma Souza-Lima (Souza Lima)
6. Choro torturado - Emma Souza-Lima (Camargo Guarnieri)
7. Prelúdio nº 9 (para mão esquerda) - Emma Souza-Lima (Souza Lima)
8. 2ª valsa brasileira - Emma Souza-Lima (Souza Lima)
9. Valsa da dor - Emma Souza-Lima (Heitor Villa-Lobos)
10. Fantasia C menor - Emma Souza-Lima (Johann Sebastian Bach)
11. Prelúdio e fuga F menor - Emma Souza-Lima (Johann Sebastian Bach)
12. Désirs de jeune-fille - Emma Souza-Lima (Franz Liszt)
13. Valsa Ab - Emma Souza-Lima (Frédéric Chopin)
14. Estudo op. 25, nº 2 - Emma Souza-Lima (Frédéric Chopin)
15. Estudo op. 10, nº 12 - Emma Souza-Lima (Frédéric Chopin)
16. Primeira balada (*) - Emma Souza-Lima (Frédéric Chopin)

Nota: inclusive La Plus que Lente de Claude Debussy, conforme atentamente observou nosso amigo pianista Alexandre Dias.

Para ouvir as músicas listadas acima clique aqui

Notas:

(1) Biografia reproduzida do Conservatório Souza Lima
(2) Músicas: Instituto Moreira Salles
(3) Foto: Raul’s Page

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jayme! Parabéns pelo excelente post. Obrigado pela ótima dica do recital que está disponível inteiramente no site do IMS, vou ouvi-lo agora. Fiquei surpreso com o fato de o Souza Lima ter tido aula com Isidore Phillip (professor da Guiomar Novaes) e Busoni, quem o Horowitz considerava o maior pianista do século..!

Um abraço,
Alexandre

Anônimo disse...

Muito interessante o programa deste recital. Faltou dizer que no final ela tocou La Plus que Lente do Debussy (só que ela está enxertada no meio da balada no.1 do Chopin hehehe).

Um abraço

ePartitura disse...

Grande Alexandre,

Obrigado pelos comentários atenciosos! Fiz uma nota de correção no post. Confira...

Um abraço

Jayme

Isaias Malta disse...

Estou impressionado com o achado. São raras em meido digital as partituras de autores brasileiros. Parabéns pelo trabalho, mais do que louvável. Quisera que no Brasil tivéssemos acesso às gravações da grande Guiomar Novaes!